Decora este nome: Xiran Jay Zhao
Se ainda não ouviste falar, então prepara-te porque o livro que vamos publicar já está a dar que falar!
Em maio, a Saída de Emergência publica um dos grandes sucessos da fantasia de 2021, Viúva de Ferro, de Xiran Jay Zhao, «uma fusão arrojadamente original de História chinesa com ficção científica mecha» (The Guardian) que combina mitologia asiática e a história de Wu Zetian, a única imperatriz da China.
Num futuro distópico, audacioso e original, as jovens são oferecidas como sacrifício pelo futuro da humanidade ao juntarem-se a pilotos que comandam máquinas de guerra alimentadas pela energia vital de ambos os ocupantes. As concubinas, como estas jovens são chamadas, raramente sobrevivem, e as famílias são recompensadas financeiramente pela perda.
No entanto, Zetian não está disposta a aceitar este sistema misógino que sacrifica as mulheres, rebaixando-as a meros instrumentos para atingir um fim. Com o objetivo de vingar a morte da sua irmã, ela oferece-se como voluntária e consegue sobreviver a um confronto brutal, tornando-se na Viúva de Ferro e num membro da elite de pilotos, alcançando desta forma um estatuto que lhe permite lutar contra o sistema patriarcal que governa a sociedade.
Ao falar sobre este livro, Xiran confessa: «Queria que a história tivesse a emoção e o drama de um anime mecha, mas que ao mesmo tempo fosse uma abordagem feminista ao género, que desafiasse a misoginia crescente das fantasias masculinas adolescentes. Equilibrar ação e discurso foi sem dúvida desafiante.»
Viúva de Ferro foi nomeado para os prémios Goodreads de 2021 nas categorias Melhor YA e Ficção Científica, foi escolhido pela New York Public Library como o Melhor Livro para Adolescentes de 2021, foi escolha do editor da Amazon nas categorias Melhor YA, Melhor Livro de Ficção Científica e Fantasia, entre outros.

Xiran Jay Zhao é imigrante de primeira geração de uma pequena cidade da China e cresceu com a Internet. Formou-se recentemente na Universidade Simon Fraser de Vancouver e escreveu ficção científica e fantasia enquanto provavelmente deveria estar a estudar mais sobre bioquímica.