Revista Bang!
A tua revista de Fantasia, Ficção Científica e Horror, onde podes estar a par das novidades literárias, eventos e lançamentos dos teus autores de eleição.

A CAÇA À LEOA – Parte I

Uma visita guiada ao incrível mundo de The Witcher de Andrzej Sapkowski

Andrzej Sapkowski é um dos autores de fantasia mais conhecidos em todo o mundo, muito por conta da popularidade que as suas criações alcançaram através do videojogo The Witcher, adaptação da obra literária com o mesmo nome. O autor polaco vê a sua obra atualmente a ser traduzida pela Edições Saída de Emergência, que já se encontra a promover o quarto volume da franquia, numa altura em que a Netflix está a preparar a adaptação dos livros para uma série de televisão, com Henry Cavill como protagonista.

Os primeiros dois livros, O Terceiro Desejo e A Espada do Destino, oferecem uma estrutura episódica, com vários contos que nos dão a conhecer o mundo de Geralt de Rivia e as várias aventuras que deram fama e prestígio ao famoso bruxo e caçador de monstros, subvertendo contos-de-fadas e dando-lhe uma nova roupagem. Servem também como prólogo para a narrativa propriamente dita, que se inicia com o livro O Sangue dos Elfos.

Depois de dois livros divididos em contos, o terceiro volume desenvolveu a narrativa iniciada nos últimos contos de A Espada do Destino, embrenhando as personagens mais carismáticas da série num conflito à escala global e obrigando-as a unir esforços na protecção de uma pequena princesa dada como morta pela sociedade: a leoazinha de Cintra.

Quem é Andrzej Sapkowski?

Formado em economia, o escritor polaco iniciou a sua carreira literária como tradutor, fazendo para a revista mensal polaca Fantastyka a tradução do conto The words of Guru, de Cyril Kornbluch, um renomeado escritor americano de ficção científica. No entanto, a sua fama foi obtida com a série de contos e romances Wiedźmin (The Witcher), publicada originalmente em sete livros durante a década de 1990.

Antes da sua incursão na carreira literária, Sapkowski trabalhou como economista e entrou em contacto com o comércio de peles. Casado e pai de um filho, Andrzej Sapkowski vive atualmente em Łódź, cidade da Polónia onde nasceu e da qual é cidadão honorário desde 9 de julho de 2008. Em 2012, Bogdan Zdrojewski, ministro da cultura e do património nacional da Polónia, concedeu-lhe a medalha de prata Gloria Artis.

Andrzej Sapkowski
OS CONTOS

Os contos que formam os dois primeiros volumes da série foram os primeiros textos escritos pelo autor polaco, vindo a coligi-los mais tarde como uma introdução à saga. A sua principal qualidade, para além da prosa realista e íntima do escritor, é que eles revisitam histórias, contos de fadas e lendas do leste europeu. Figuras como o Génio da Lâmpada e a Branca de Neve são parcialmente desconstruídas e subvertidas por Andrzej Sapkowski ao longo dessas histórias.

Um dos mais famosos contos do autor polaco é precisamente aquele que abre o livro inaugural. É também essa história em que o primeiro videojogo é inspirada. Albino, mutante e bruxo, Geralt de Rivia é um sujeito enigmático que sobrevive através do seu honrado ofício: matar monstros a troco de dinheiro. O bruxo é contratado para “desenfeitiçar” uma princesa. Fruto de um incesto, a menina foi transformada em estrige e agora representa um perigo para todos aqueles que se aproximam. Vários conflitos de interesse, porém, põem em causa a ação do protagonista.

A PUBLICAÇÃO

Os primeiros contos foram publicados na revista polaca Fantastyka a partir de meados dos anos 1980. O primeiro deles, chamado “Wiedźmin” (“O Bruxo”) de 1986, foi escrito exclusivamente para um concurso realizado por esta revista, ficando no terceiro lugar. Posteriormente, em 1990, as quatro primeiras histórias abordando o bruxo Geralt foram apresentadas, numa coleção de contos também intitulada Wiedźmin. Esta coleção continha adicionalmente o conto “Droga, z której się nie wraca” (tradução direta: “O Caminho Sem Retorno”), que fala sobre Visenna, a mãe de Geralt, e é situado antes das histórias do bruxo.

A segunda coleção de contos publicada foi Miecz przeznaczenia (A Espada do Destino), de 1992, e subsequentemente, em 1993, foi lançada a terceira, intitulada Ostanie życzenie (O Terceiro Desejo), que embora tenha vindo após A Espada do Destino, se passa antes dessa cronologicamente. O Terceiro Desejo então substituiu Wiedźmin como o primeiro livro depois que incluiu todos os contos presentes neste (exceto “Droga, z której się nie wraca”, o único sem Geralt). Ainda que novos contos tenham sido adicionados nesta coleção, estes também situam-se antes de A Espada do Destino.

A partir daí, Sapkowski começou a escrever romances que davam seguimento aos acontecimentos dos contos presentes nestas coleções, com o primeiro deles sendo Krew elfów (O Sangue dos Elfos), publicado em 1994, e o último Pani Jeziora (A Senhora do Lago), publicado em 1999 e fechando o arco iniciado por O Sangue dos Elfos. Foi mais tarde publicado então Coś się kończy, coś się zaczyna (tradução direta: Algo Termina, Algo Começa), uma coleção contendo um final alternativo à série acerca do casamento de Geralt e Yennefer, escrito inicialmente para amigos de Sapkowski, incluindo outras histórias sem ligação à série.

Em algumas edições polacas, os contos “Droga, z której się nie wraca” e “Coś się kończy, coś się zaczyna” foram adicionados a O Último Desejo e A Espada do Destino. Por fim, foi publicado em 2013 o romance Sezon burz (Tempo de Tempestade), que situa-se cronologicamente antes de O Sangue dos Elfos e não faz parte oficialmente do arco “canónico” de romances, apesar de também ter sido escrito por Sapkowski.

O MUNDO

Assim como no jogo, os livros passam-se num mundo de aparência medieval, dividido entre os Reinos do Norte (onde se podem encontrar Aedirn, Cidaris, Cintra, a Aliança de Hengfors, Kaedwen, Kerack, Kovir e Poviss, Lyria e Rívia, Redânia, Teméria e Verden, além de vários ducados menores e principados como Bremervoord ou Ellander) e o poderoso império sulista de Nilfgaard. A História de The Witcher é marcada pela tentativa permanente de Nilfgaard em conquistar os reinos do norte, que foram desse modo obrigados a unir esforços para defender-se duramente dos ataques desmesurados dos sulistas.

Os vários problemas sociais e guerras não se cingem ao conflito norte-sul, porque entre os reinos nortenhos existe ainda várias cisões e desavenças antigas. Profecias e crenças levam a que estes reinos se “atropelem” na busca de Ciri, a leoazinha de Cintra, que dizem estar viva.

O mundo é repleto de pormenores fantasiosos, desde logo as raças de elfos e anões tão correntes das mitologias eslavas, assim como bruxos, feiticeiros, vampiros, dríades, estriges e todo o tipo de criaturas sobrenaturais. Os bruxos são vistos como uma elite venerável, ainda que sejam uma estirpe em decadência, mais correntemente contratados como mercenários para desbaratar as criaturas menos simpáticas. Dadas as suas características mutantes, são normalmente vistos com desdém pelos humanos comuns.

 

A continuar…

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d bloggers like this: